Se você é dentista, técnico em prótese dentária ou trabalha no mercado odontológico, você com certeza já ouviu falar em termos como Odontologia Digital, Fluxo Digital ou CAD/CAM. Esta é chamada a nova fase da Odontologia.
Mas o que realmente é o Fluxo Digital? Fluxo Digital é o planejamento da reabilitação bucal de um paciente, feito através da confecção de uma prótese usando softwares e impressoras 3D ou fresadoras CAD/CAM.
CAD – computer-aided design – desenho assistido por computador.
CAM – computer-aided manufacturing – manufatura assistida por computador.
Simplificando: CAD é a parte onde se planeja a prótese dentária em um software, CAM é a parte onde imprimimos ou fresamos o bloco para instalar na boca do paciente.
O fluxo de trabalho digital se resume basicamente em 3 passos:
O primeiro passo do Fluxo Digital é realizar o registro digital do paciente, que pode ser feito através de um registro fotográfico ou de vídeo da arcada dentária e face do paciente, escaneamento intra-oral ou de bancada, fazendo o registro da arcada e do tecido gengival em 3D, escaneamento facial extra-oral, que faz o registro da face em 3D ou através de tomografia computadorizada que registra a parte óssea e dentária em 3D.
Após cumprida esta etapa, as imagens devem ser enviadas para softwares que darão início ao planejamento virtual. Existem diferentes tipos de planejamentos que podem ser feitos, são eles:
Chegamos ao terceiro passo do trabalho do Fluxo Digital, e nesse momento o seu planejamento sai do ambiente virtual e se transforma em um produto físico. Nesta etapa são usadas duas tecnologias diferentes para essa execução:
A fresagem consiste em desgastar o material escolhido, através de brocas até que se obtenha o objeto planejado.
A impressora 3D deposita material até formar o objeto planejado, que pode ser resina, plástico, entre outros.
Com o trabalho do Fluxo Digital, você obtém uma maior fidelidade da cópia dos preparos e das dimensões do que precisa ser imprimido e também diminui o número de visitas do seu paciente ao consultório, aumentando assim consideravelmente a sua produtividade.
Outro ponto bastante relevante do fluxo digital é a facilidade do envio do material “coletado” a outros profissionais, se assim for necessário e uma maior previsibilidade dos seus tratamentos.
O investimento em tecnologias digitais já foi um fator que impossibilitava essa estruturação no passado. Porém, com os avanços tecnológicos e novas opções no mercado, é possível iniciar no Fluxo Digital com O investimento em tecnologias digitais já foi um fator que impossibilitava essa estruturação no passado. Porém, com os avanços tecnológicos e novas opções no mercado, é possível iniciar no Fluxo Digital com um investimento super acessível e ir escalando o seu negócio conforme o aumento da sua demanda e do seu conhecimento sobre o assunto.
Inclusive para captura de imagem, centros radiológicos já oferecem a possibilidade de encaminhar seu paciente a radiologia para realizar o escaneamento, ou ainda, oferecem o Scan Service, uma modalidade de atendimento feita no seu consultório, onde é enviado um profissional para realizar o escaneamento do seu paciente.
Para o planejamento virtual, existem centros de planejamento especializados para o que você deseja. Laboratórios que vão planejar o seu caso virtualmente, em qualquer lugar do Brasil e do mundo.
Para a impressão, com o avanço tecnológico e a inclusão de máquinas cada vez mais acessíveis no mercado, você pode fazer a impressão no seu próprio consultório, aumentando o ticket médio das suas consultas e, consequentemente, o seu faturamento mensal/anual. Ou optar por imprimir em algum laboratório que preste este serviço.
Não erre na hora de comprar a resina para sua impressora. Responda o formulário e nós te mostramos a resina correta.
Ver agora