Antes de começar a abordar o tema, impressão 3D em Clínicas de Radiologia Odontológica, vamos fazer uma pergunta rápida e direta.
Você ainda está moldando o seu paciente e entregando modelos de gesso em sua clínica de radiologia?
Se a sua resposta foi SIM! Prepare-se.
Neste artigo vamos te explicar um pouco do cenário atual da Odontologia Digital e os rápidos avanços desta tecnologia que podem mudar um pouco a sua visão sobre esses processos, digamos, ultrapassados.
Vamos lá?!
Na rotina das clínicas de radiologia odontológica, os modelos ortodônticos sempre foram um problema, e uma dúvida sempre surge neste momento.
Moldar o paciente e submeter a moldagem a empresas terceirizadas para confecção dos modelos de gesso? Ou confeccionar os modelos dentro da própria clínica?
Particularmente, confesso que sempre preferi terceirizar este serviço para evitar a “sujeira” do gesso dentro do ambiente clínico. Porém, isso gerava um problema. Como esse processo de terceirização era lento, muitas vezes acabava estendendo demais o prazo da entrega dos exames. O que não é uma boa prática nos dias de hoje, em que resultados saem cerca de minutos depois com o uso da tecnologia a nosso favor.
Com a chegada do scanner intra-oral, percebemos que este problema seria resolvido adicionando o serviço de impressão 3D dentro da clínica de radiologia.
Toda mudança gera um desconforto (que pode ser super benéfico) e muitas dúvidas surgiram no início desse processo de impressão 3D. Porém, logo percebemos que não seria algo que fosse atrapalhar o nosso dia a dia e que fosse difícil de se adaptar.
Resultado? Em poucos dias aposentamos as moldeiras e passamos a imprimir todos os modelos através da tecnologia 3D.
Hoje existem diversos tipos de impressoras com custos mais acessíveis para o mercado, o que torna possível reproduzir o escaneamento intra-oral de forma idêntica, com excelente fidelidade de cópia e em tamanho real. Tornando esse setor ainda mais competitivo e abrindo portas para que novos profissionais sejam inseridos no mercado.
Algumas clínicas se tornaram verdadeiros centros de planejamentos, fornecendo guias cirúrgicas e biomodelos. Existem muitas possibilidades além dos modelos de estudo (zocalados).
E você vai ficar esperando até quando para introduzir a impressão 3D dentro da sua clínica de radiologia?
Gostou do artigo? Compartilhe a sua opinião pelos comentários abaixo e não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter.
Não erre na hora de comprar a resina para sua impressora. Responda o formulário e nós te mostramos a resina correta.
Ver agora