Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras… e isso é verdade! Principalmente nas clínicas odontológicas, uma vez que o trabalho do cirurgião-dentista é baseado em evidências. E a fotografia entra como uma maneira de registrar o diagnóstico inicial e os avanços do tratamento, o que está dando certo e o que precisa de correções, mostrando de maneira didática a situação do paciente e como ele pode corrigi-la. Você também pode utilizar as fotos para a criação de artigos científicos, casos clínicos e outras maneiras de divulgar o seu trabalho.
O uso das fotos em tratamentos odontológicos não é uma novidade, muito pelo contrário, ela já era aproveitada nos consultórios desde antes da criação do raio-x. À medida que a tecnologia das câmeras foi melhorando (e se popularizando), os registros foram ficando cada vez mais eficientes, criando profissionais especializados em fotografias odontológicas.
Desde a popularização da fotografia digital, ficou ainda mais fácil registrar os tratamentos. Além disso, com a criação de outras tecnologias como os softwares de imagens, modelagens e a impressão 3D, os processos no consultório foram muito mais otimizados. Hoje, praticamente todos temos no bolso câmeras de ótima qualidade, com vários cursos que ensinam como você pode tirar fotos precisas com um simples smartphone. Além disso, elas auxiliam no fluxo digital, uma vez que você não precisa revelá-las, apenas fazer um backup no computador. Nos laboratórios, as fotos auxiliam o TPD na hora da correção de cores, transmitindo informações do dente e da gengiva, ficando o mais fiel possível às características naturais do paciente.
Antes de tudo, vale lembrar que o CFO (Conselho Federal de Odontologia) é bastante exigente nesse assunto, criando leis de regulamentação desses registros para evitar qualquer exposição do paciente. Por isso, é sempre bom utilizar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, para que você e seu paciente estejam cientes da utilização das fotos. Outra dica importante é em relação às câmeras: você pode captar ótimas imagens com o seu smartphone, porém, se busca registros mais detalhados e com qualidade superior, ou até mesmo seguir carreira nessa área, é melhor investir em uma máquina profissional. Logicamente, não adianta contar com equipamentos de ponta se não investir na técnica adequada, a qual começa com conceitos básicos da fotografia, como iluminação, posicionamento e ângulos. A fotografia, assim como a impressão 3D, tornou-se uma grande aliada na digitalização de procedimentos na odontologia, seja para orientação dos pacientes ou para divulgação do seu trabalho.
Não se esqueça de acompanhar a Makertech Labs em nossas redes sociais e canal no YouTube para obter dicas valiosas sobre odontologia digital e impressão 3D.
Não erre na hora de comprar a resina para sua impressora. Responda o formulário e nós te mostramos a resina correta.
Ver agora